Quatro coisas pelas quais estar grato

Luis Caccia Guerra
La Roca Ministerios
https://larocaministerios.blogspot.com
Admin

Há alguns dias atrás, estava a pensar que se alguém me perguntasse por que estaria disposto a agradecer a Deus, há quatro coisas pelas quais eu sem dúvida o faria. Na verdade, há muitos mais, mas parece-me que todos eles se resumem a estes quatro:

- Família

- Trabalho

- Saúde

- Ministério

A ordem em que os menciono não importa. Não significa que um vem primeiro e o outro segundo, ou que o primeiro é mais importante do que o último a ser mencionado. De facto, estão tão intimamente ligados e interligados que não consigo distinguir uma ordem física.

A minha família desempenha um papel decisivo na minha vida. Dizem que "por detrás de cada grande homem há uma grande mulher". Com algum humor, digo sempre que devo ser um homem duas vezes "grande", porque comigo há duas grandes mulheres pelas quais agradeço a Deus todos os dias da minha vida: a minha mulher e a minha filha. Eles contêm-me tanto. Conhecem os meus lados mais sombrios, as explosões quando alguma coisa no computador fica presa quando a inspiração ataca sob a forma de ideias fugazes que desaparecem assim que aparecem e se eu não as pousar imediatamente no teclado perdem-se para sempre... O meu humor quando algo corre mal ou a minha depressão quando por vezes chego a casa do trabalho em pedaços. Quem disse que estas coisas não acontecem às famílias cristãs? No entanto, a sua contenção e presença na minha vida revela-se um pilar importante pelo qual estou grato todos os dias, pois tem uma gravitação poderosa em todas as outras áreas. Não sei o que seria de mim sem a família. O meu trabalho, a minha saúde e o meu ministério iriam sofrer seriamente.

O meu trabalho é importante. Para além das dores de cabeça, é a fonte de rendimento para apoiar a família, a saúde e o ministério. Depois de um fim-de-semana de 100% de ministério, depois de uma noite de glória no domingo à noite na igreja, chega a segunda-feira e às 6:00 da manhã tenho de me levantar para ir ao calor da batalha. Às vezes não me quero levantar! Mas agradeço a Deus por ter a saúde para trabalhar, uma família que me vê de manhã cedo e espera todo o dia pelo meu regresso e um ministério que me sustenta espiritualmente, me dá forças, me ajuda a elevar os meus horizontes na busca de coisas mais transcendentes do que o quotidiano, e sem as quais não conseguiria lidar com as vicissitudes do trabalho. Eu já teria desistido há muito tempo.

A minha saúde é algo pelo qual também agradeço a Deus. Não é perfeito. De facto, há algumas "bombas-relógio" a circular no meu sistema que irão causar problemas em algum momento. Um dos meus chefes diz sempre com humor: "Se não tiveres dores depois dos 50 anos, estás morto!" Há dores e dores, mas posso sair todos os dias para trabalhar, posso desfrutar da minha família, posso ministrar com clareza e clareza.

E finalmente, o meu ministério, este ministério precioso da palavra escrita que o Senhor me deu, que é "A Rocha" Ministério Internacional e desde há pouco mais de um ano "Haz de Sabiduría" que administramos juntamente com um amigo e irmão, William Brayanes e outros queridos amigos que se têm juntado a nós com os seus próprios ministérios. E também passei quase 10 anos no Devocional Diario, com Enrique Monterroza. Uma grande bênção que o Senhor me deu. Tenho sido capaz de alcançar milhares de pessoas com uma palavra de encorajamento de Deus, com uma mensagem de salvação e esperança para aqueles que procuram sinceramente algo de Deus. (*)

Nem sempre tem sido assim. Também fui capaz de fazer muitos estragos com a palavra escrita e tive de oferecer a minha bochecha pelas bofetadas face a algumas críticas difíceis de digerir. "Posso fazer todas as coisas por Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13) está bem.  O Senhor é a minha rocha e a minha fortaleza, a minha fortaleza, o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio (Salmo 18:2) é indiscutível. A minha luz e a minha salvação, a fortaleza da minha vida (Salmos 27,1), nem pensar. E assim poderia citar centenas de porções das Escrituras. Mas sem os pilares que o Senhor me deu para a minha vida nesta terra: Saúde, Trabalho e Família, o meu ministério iria sofrer consideravelmente.

Porque é que menciono estas coisas? Porque cada um de nós é feito à sua semelhança pelo próprio Criador de todas as coisas.

É verdade que há alturas em que as coisas tendem a correr mal. A saúde deteriora-se, acaba por não ser tão boa, ou um desses infelizes acontecimentos entra nas nossas vidas como um daqueles terríveis recados que não chamamos nem pedimos, mas que batem à nossa porta e atacam com uma força devastadora. Por vezes há trabalho precário ou, pior ainda, não há trabalho nenhum. Não importa se é da sua conta, da sua profissão ou se é dependente na empresa de outra pessoa; o simples facto de se levantar todos os dias e de se preparar para sair para o trabalho, dignifica uma pessoa. Não o poder fazer é devastador e atinge a sua saúde, a sua família e o seu ministério... porque cada um de nós tem, de facto, um ministério. Se o sabe ou não, é outra questão. E finalmente, a família por vezes gera mais dores de cabeça do que contenção... um amigo meu, com uma grande família, dizia frequentemente: "A família é uma grande bênção, mas às vezes acaba por ser um fardo pesado...".  E ele tinha todos os motivos para pensar assim. O meu querido amigo Willy, um colega ministro, escreveu-me recentemente que a sua "é uma família em restauração". O meu também! Por vezes os laços sofrem, as relações deterioram-se, surgem rupturas e disfuncionalidades e, embora não estejamos conscientemente conscientes disso, somos nós próprios que os temos chamado, semeando más sementes sem o saber.

Felizmente, na Bíblia temos exemplos de famílias disfuncionais que foram uma bênção para as nações (José, filho de Jacob - Génesis 30).

Na Bíblia temos exemplos de pessoas com graves problemas de saúde que têm sido de notável bênção para as nossas vidas até aos dias de hoje (Job).

Na Bíblia temos exemplos de actividades indecentes e degradantes que com o poder de Deus foram transformadas em bênçãos para as nações. Que, por muito mau que seja, num momento negro das suas vidas, era o seu sustento, como Rahab (Joshua Ch. 2). Deus tinha o poder e a graça de restaurar uma vida quebrada, de limpar o impuro, de trazer vida onde reinava a morte, luz no meio das trevas, de ressuscitar do pior, algo de bom que hoje faz parte da genealogia de Jesus (Mateus 1,5).

E finalmente, na Bíblia temos exemplos de ministérios "invisíveis" que pela mão do Senhor hoje nos inspiram e guiam a todos com um vigor avassalador: O filho dos cinco pães e dos dois peixes (João 6:9). Cada um de nós foi dotado de pelo menos cinco pães e dois peixes que nas mãos gentis do Senhor podem ser uma bênção.
Vês... as coisas podem não ser tão boas, mas se estiverem a trabalhar em harmonia e na mão do Senhor... é uma boa oportunidade para Lhe agradecer, pois Ele tem o poder de construir uma fortaleza a partir da fraqueza.
Por vezes, quando alguém me pergunta sobre o que escrevo, prefiro dizer que "escrevo sobre assuntos de fé", não "assuntos religiosos" como outros tentam definir-me. Derramo sobre estas linhas a minha própria relação com Deus. Por vezes, as coisas parecem ir "para os carris" sem grandes convulsões e em completa harmonia. Mas nem sempre é este o caso. Por vezes a minha relação com Deus goza de doce comunhão. Outras vezes, porém, quando as coisas não estão a correr tão bem, é acidentado, tenso, tenso, tenso.  Tento servir o Senhor com o meu melhor. Mas descubro que quando faço sair o pior de mim, nas mãos gentis do Senhor, torna-se uma bênção e edificação para outras vidas destroçadas.

Como podemos não Lhe agradecer?

Em tudo agradece, pois esta é a vontade de Deus para ti em Cristo Jesus.
(1 Tessalonicenses 5:18)


Autor: Luis Caccia Guerra
Originalmente escrito para: Devocional Diário 
Todos os direitos reservados-Publicado com permissão

(*): Este artigo foi originalmente publicado em Agosto/2015. Este parágrafo foi modificado e actualizado pelo seu autor.

¿Estás cargado?


Encuéntranos también en:

Comentarios

Entradas más populares de este blog

UNGES MI CABEZA CON ACEITE...

El poder del ayuno

70 veces 7