Como deve um cristão enxergar a engenharia genética?


GotQuestions
Questões Bíblicas Respondidas
https://www.gotquestions.org/Portugues/
Todos os direitos reservados - Publicado com permissão




Porque a engenharia genética era desconhecida no momento em que a Bíblia foi escrita, é difícil estabelecer referências definitivas sobre o assunto. A fim de determinar a visão cristã da engenharia genética, precisamos estabelecer um conjunto de princípios através dos quais devemos enxergá-la. Para detalhes sobre a visão cristã da clonagem, consulte "Qual é o ponto de vista cristão sobre a clonagem humana?"

O elemento de maior preocupação com a engenharia genética envolve o quão ousada a humanidade pode ser em sua responsabilidade de cuidar do corpo humano e do resto da criação. Não há dúvida de que a Bíblia nos exorta a sermos responsáveis pela nossa saúde física. Provérbios refere-se a determinadas atividades relativas à restauração da saúde de um indivíduo (Provérbios 12:18). O apóstolo Paulo afirma que temos uma certa obrigação de cuidar do corpo (Efésios 5:29). Ele também encorajou o seu protegido, Timóteo, a tomar medidas medicinais para suas enfermidades (1 Timóteo 5:23). Os crentes têm a responsabilidade de usar o corpo adequadamente, uma vez que é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20). Mostramos a nossa fé ao oferecer assistência aos que têm necessidades físicas (Tiago 2:16). Por isso, como cristãos, devemos estar preocupados com o bem-estar físico de nós mesmos e dos outros.

A criação é para estar sob os cuidados dos seres humanos (Gênesis 1:28; 2:15-20), mas a Bíblia nos diz que a criação foi negativamente afetada por causa dos nossos pecados (Gênesis 3:17-19, Romanos 8:19-21) e antecipa ser resgatada desses efeitos. É possível concluir que, como zeladores de criação, os seres humanos tenham a obrigação de "consertar" os efeitos da maldição do pecado e tentar alinhar as coisas de uma forma melhor, usando todos os meios possíveis. Portanto, é fácil pensar que qualquer avanço científico pode ser usado para a melhoria da criação. No entanto, há preocupações sobre o uso da engenharia genética para essa realização.

1. Há uma preocupação de que a engenharia genética passe a assumir um papel além do que Deus nos tem dado como administradores da Sua criação. A Bíblia diz que todas as coisas foram criadas por Deus e para Ele (Colossenses 1:16). Deus criou todas as coisas vivas para se reproduzirem de acordo com a sua "espécie" (Gênesis 1:11-25). A manipulação excessiva da genética (alterar espécies) pode ser mexer com coisas reservadas apenas para o Projetista principal.

2. Há uma preocupação quanto à engenharia genética tentando impedir o plano de Deus para a restauração da criação. Como já foi dito, a criação foi afetada pelos eventos registrados em Gênesis 3 (rebelião da humanidade contra o plano de Deus). A morte entrou no mundo e a constituição genética do homem e do resto da criação começou uma mudança em direção à morte. Em alguns casos, a engenharia genética pode ser vista como uma tentativa de desfazer o resultado do pecado chamado de "maldição". Deus disse que Ele tem um remédio para esta redenção através de Jesus Cristo, como descrito em Romanos 8 e 1 Coríntios 15. A criação antecipa a novidade associada com a culminação da promessa de Deus para restaurar as coisas a um estado ainda melhor do que o original. Ir "longe demais" na luta contra este processo pode competir com a responsabilidade dos indivíduos de confiar em Cristo para a restauração (Filipenses 3:21).

3. Existe uma preocupação de que a tecnologia genética possa interferir com o processo de vida ordenado por Deus. Com um estudo geral da Escritura, parece evidente que Deus tem um plano para o processo da vida. Por exemplo, o Salmo 139 descreve uma relação íntima entre o salmista e seu Criador desde o ventre. Será que o uso da manipulação genética para criar vida fora do plano de Deus compromete o desenvolvimento de uma alma consciente de Deus? Será que interferir com o processo da vida física afetaria as perspectivas da vida espiritual? Romanos 5:12 nos diz que toda a humanidade peca porque Adão pecou. Entende-se que isto envolveu a transferência da natureza do pecado de geração em geração de modo que todos têm pecado (Romanos 3:23). Paulo explica a esperança da eternidade através da conquista do pecado de Adão. Se todos os que estão em Adão (a partir de sua semente) morrem, e Cristo morreu por aqueles em tal condição, pode a vida criada fora dessa "semente" ser redimida? (1 Coríntios 15:22, 23).

4. Há uma preocupação de que uma busca ousada de avanços na engenharia genética seja motivada por um desafio a Deus. Gênesis 11:1-9 mostra o que acontece quando a criação tenta exaltar-se acima do Criador. As pessoas em Gênesis 11 eram unificadas, mas não eram submissas a Deus. Como resultado, Deus parou o seu progresso. Deus certamente reconheceu que houve alguns perigos envolvidos com a direção em que as pessoas estavam indo. Temos um aviso semelhante em Romanos 1:18-32. Nessa passagem, Deus descreve indivíduos que se tornaram tão encantados com a criação (na verdade adorando-a ao invés do Criador) que acabaram sofrendo destruição. O temor é que a engenharia genética possa promover motivações semelhantes e, no fim das contas, tenha resultados semelhantes.

Estas são as perguntas e questões para as quais não temos respostas no momento, mas são preocupações que devem ser cuidadosamente consideradas pelos cristãos que tentam adotar uma visão da engenharia genética.






Comentarios

Entradas más populares de este blog

UNGES MI CABEZA CON ACEITE...

El poder del ayuno

70 veces 7